segunda-feira, 4 de março de 2013

O Homem das Sombras

O Homem Das Sombras - Crítica
"The Tall Man" - 2012
Direção: Pascal Laugier
Atrizes Principais: Jessica Biel & Jodelle Ferland
Outros Títulos: El Hombre de Las Sombras



Sinopse do Filme:

A escuridão paira sobre a cidade: as crianças têm desaparecido ao longo dos anos deixando nenhuma pista, nenhuma testemunha. Moradores supersticiosos falam sobre um homem alto, uma lendária figura misteriosa que leva as crianças. Julia (Biel) é uma enfermeira que não acredita em lendas. Até que uma noite, acordando com uma sensação estranha, ela vai ao quarto de seu filho e encontra sua cama vazia.



Crítica do Filme:
*CONTÉM SPOILER SOBRE O FILME (se ainda não assistiu não leia a crítica abaixo)

Jessica Biel estrela o suspense dramático "The Tall Man" traduzido por "O Homem das Sombras" e distribuído pela California Filmes direto em DVD no Brasil. No longa, Julia (Biel) é uma mãe solteira que vive uma pequena cidade norte americana devastada pelo tempo em que ficou abandonada após a morte do marido de Julia, a cidade vem sendo ainda mais devastada pelo misterioso Homem Alto que vem sequestrando as crianças da cidade sem deixar pistas, e as crianças nunca mais são encontradas.
Jessica Biel surpreende com uma ótima atuação, apesar de eu simpatizar com ela e achar que ela cumpre direitinho com seus papéis, a moça geralmente é alvo de críticas e já foi indicada várias vezes ao Framboesa de Ouro de pior atriz/pior atriz coadjuvante. Neste filme Jessica mostra uma madureza singular ao interpretar as cenas dramáticas e as cenas tensas de suspense. Se antes ela havia sido perseguida pelo implacável Thomas Hewitt em O Massacre da Serra Elétrica (2003), agora ela passa de mocinha a vilã (que na verdade nem é vilã se analisarmos as reais intenções da personagem).



AINDA CONTÉM SPOILERS SOBRE O FILME QUE CONTAM IMPORTANTES PARTES DA HISTÓRIA ...

Quanto a personagem: Julia na verdade não é perseguida pelo Homem Alto, ela é quem leva as crianças ao Homem Alto que é na verdade seu esposo supostamente falecido e que OBVIAMENTE não está morto, está apenas em "off" por assim dizer sequestrando crianças que passam dificuldades naquele cidadezinha medíocre e as levando para famílias melhores onde essas crianças poderão ter um futuro promissor. Na trama ainda encontramos a jovem Jenny interpretada pela talentosa Jodelle Ferland que antes havia sido literalmente o demônio em Caso 39 (2010), e Jenny quer ser levada para outro lugar, já que sua família é perturbada emocionalmente e sofre com a pobreza da região. Jenny descobre as intenções de Julia e sabe que o Homem Alto é na verdade a salvação daquelas crianças, sendo assim ela pede para ser levada pelo Homem Alto e é o que acontece no final da trama. Julia ainda se sacrifica ficando como vilã da história para que seu marido, O Homem Alto, consiga continuar em sua missão de dar uma vida melhor as crianças que precisam de ajuda.



Por que achei o filme tão bom?

Começo dizendo que pela história em si, é muito interessante saber as intenções das personagens principais que a princípio são reveladas como vilões da trama, e melhor ainda é saber que na verdade eles tem ÓTIMAS intenções e passam de vilões a mocinhos da história. Sem contar nas reviravoltas que o filme dá do início para o meio e do meio para o fim e tudo uma explicação plausível. As atuações estão ótimas, as personagens são boas, as cenas dramáticas convencem e as de suspense empolgam. É um filme muito acima da média atual para esse gênero e principalmente por se tratar de uma produção independente (sim, eu sou fã do cinema independente) ressalto que a produção deste longa é excelente. A fotografia também é algo notável, a cidade em que a trama se desenvolve é sombria e bem de acordo com a proposta do roteiro: simples, fria e pobre. É um filme maravilhoso para se assistir em um dia frio e chuvoso ou apenas nublado e sombrio, apesar de não possuir nada de terror (até porque nem é o gênero do filme).



Nota no IMDB: 5.9
Rotten Tomatoes: 50%
Minha Nota do Blog: 9/10
EXCELENTE!

41 comentários:

  1. Entendi o filme e achei interessante,porem vc devia dizer que na parte em que a Julia corre atras do caminhao e luta com o homem alto ali nao era o marido dela e sim a mae do garoto.Agora ai que esta porque ela a mae do garoto usava as mesmas roupas do homem alto.

    ResponderExcluir
  2. To assistindo agora, me ajudou a entender obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tbm to vendo agr ksksksks

      Excluir
    2. Tive q pesquisar comecei assistir pela metade,entendendo nada mas curioso, comecei com a criança em cima de um caminhão kkkkk

      Excluir
    3. Também,tive que vir aqui ver de curioso kkk

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. Alguém sabe de um link pra assistir esse filme

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Putz falar que a Júlia não é uma vilã pq a intenção era boa ?
    Que medo de você cara! Esta vendo filme demais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.onde há bondade em tirar filhos de sua familia??? Mesmo na dificuldade esse tipo de separação é monstruosa!!!

      Excluir
    2. Verdade! Ela e o marido se julgarem no direito de decidirem o destino destas crianças e das suas famílias ( que ficaram devastadas) com esta ruptura! São monstros na verdade!!!! Não passam de monstros sequestradores! Na dificuldade ou não, estavam com suas famílias por algum propósito, Deus escreve certo por linhas tortas! E de boas intenções o inferno está cheio!!!!

      Excluir
    3. São dois psicopatas brincando de ser Deus. O filme não menciona o médico. E um filme trash.

      Excluir
    4. Se vc assistiu Naruto podemos comparar a história dela com a do itachi ao matar seu próprio clã em prol de um bem maior, no caso do anime foi para evitar um golpe de estado

      Excluir
  5. Acho que em parte ela estava certa Pablo Alexandre.

    ResponderExcluir
  6. Não os considero "mocinhos", são criminosos tirando crianças dos pais. O filme é injusto e perturbador, a protagonista é acusada de assassina de crianças e aceita isso para defender um sistema que acredita ser bom, quando na verdade é criminoso e desumano. Horrível na minha opinião

    ResponderExcluir
  7. Pensei o mesmo que o comentário acima, ao invés de tirar as crianças dos pais, poderiam ajudar aqueles que notassem que poderiam mudar. A mãe do menino me fez chorar, pq ela o amava. De certa forma o que praticavam era um tráfico de crianças para pessoas ricas. Talvez ali as crianças nem seriam felizes ou se tornariam melhores. Bom, só acho que foi horrível tirar aquele menino da mãe daquela forma.

    ResponderExcluir
  8. Vocês não sabem de nada então vai ver a bosta do filme do Pelé vai lá desgraça!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você julga que vale a pena tirar o filho da família porque ela é pobre, você tem um sério problema moral!

      Excluir
  9. Bom eu gostei do filme achei muito bom!

    ResponderExcluir
  10. Mesmo que fosse famílias pobres não é certo e a dor que essa família vai senti pro resto da vida acorda e dormi noites e dias sem saber se seus filhos tão vivos tão comento só que perde um filho raptado desse jeito sabe a dor da perda vc nunca consegue o descanso pro resto da vida o tormento psicológico de Não saber o que aconteceu

    ResponderExcluir
  11. Estou assistindo agora em uma noite chuvosa e fria. Rs estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  12. Um ótimo filme, acabei de assisti-lo em uma noite chuvosa e sombria kkk, foi bem confuso no começo mas com o final e sua crítica me fez entender melhor.

    ResponderExcluir
  13. Respostas
    1. filme excelente,sem julgar o certo ou errado. crianças que são maltratadas, mortas , estuprada deveriam ter mesmo uma lugar livre de tanta maldade e miséria para viverem. Nao concordo com rapto de crianças , mas de uma forma de ajudar para que elas tenham uma vida melhor. Lembrando que ajudando os pais criando elementos novos para a educação dessas crianças seria bem mais justo.Porem e um filme e existe a licença poética em que essas crianças fossem levadas para uma cidade dos sonhos. Serve para uma reflexão sobre como tem pais que exploram os filhos deixando-as a mercê de estupro e assassinato dentro do próprio lar.Vejam assim, se a mae do pequeno que foi espancando pelo Jairinho (com ajuda dela) oo entregasse para o pai biológico evitaria que ele fosse assassinado tão brutamente

      Excluir
  14. O filme já estava na metade não deu pra entender direito !tive que pesquisar !só uma dúvida a outra companheira dela aplicou uma injeção na criança...essa injeção Ou sei lá o que era...será tipo alguma coisa para esquecer da mãe biológica ou coisa do tipo RSrs!

    ResponderExcluir
  15. nao concordar com os atos dos protagonistas nao é motivo pra dizer q O FILME é ruim. vc pode achar q eles eram viloes por sequestrar, apesar de acharem q estavam "salvando" as crianças. acho q o filme quis levantar isso de cada pessoa pensar sobre o que eles fizeram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este filme deveria ser sensurado, ele e anti moral, pior que imoral. Ele sugere que alguém tem a possibilidade de julgar o que é melhor para os filhos dos outros. É uma falta de respeito com quem teve o filho raptado. Ser pobre não é problema. Ser bandido, psicopata sim. Não se engane.

      Excluir
  16. Se roubar crianças dos pais é ser mocinho,imagina o vilão.kkkk

    ResponderExcluir
  17. Estou assistindo agora, vim pesquisar por que não estava entendendo. E também não concordo das crianças serem tiradas de suas familías, e principalmente a força. Minha opinião

    ResponderExcluir
  18. Deveria deixar que os telespetadores julgassem o casal bom ou mau. Aí o filme se tornaria interessante. Mas colocá-los como "bons" pir separarem as crianças de suas famílias para terem um futuro "melhor", é um absurdo.
    Se a intenção do autor foi achar que Julia e o homem alto estavam fazendo p bem, ele precisa de tratamento urgente.

    ResponderExcluir
  19. Eu queria que tivesse o dois e que as crianças voltasse para os país '

    ResponderExcluir
  20. Eu acredito que crianças devem ser um bem da sociedade e com isso, todos temos uma obrigação moral de cuidar e proteger. Laços sanguíneos não justificam deixar uma criança a mercê da pobreza e miséria.
    O falha do casal consiste em viver em uma sociedade que enxerga o mundo diferente Mas, tbm não buscar o diálogo para implementação do tal "projeto salva anjo".
    Filme interessante.

    ResponderExcluir
  21. Como filme é muito bom ! Porém nem sempre os fins justificam os meios quando se trata da realidade

    ResponderExcluir
  22. Achei interessante... Só achei as crianças grandes de mais para esquecerem quem são seus pais...
    No filme não menciona, mas acho que a menina contou para a mãe o que ela sabia, por isso, a mãe mandou o neto pra bem longe...

    ResponderExcluir