quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Parapsicólogo lista os filmes de fenômenos paranormais mais realistas

Christopher Chacon é investigador e consultor de acontecimentos inexplicáveis em Hollywood.



O californiano Christopher Chacon é parapsicólogo e investigador de fenômenos paranormais. De certa forma, uma mistura de Fox Mulder de Arquivo X com Peter Venkman de Os Caça-Fantasmas e o Padre Merrin de O Exorcista. Seu trabalho há 20 anos é viajar o mundo registrando o inexplicável, seja ele encontros com alienígenas, monstros, fantasmas e outros fenômenos. Formado em psicologia e artes dramáticas - sua especialização em ilusionismo ajuda a desmentir fraudes, na melhor tradição de Harry Houdini -, Chacon também é chamado frequentemente para ajudar roteiristas em Hollywood. 1408, de Stephen King, é baseado em seus casos, por exemplo. A série Atividade Paranormal também o tem como consultor, além da série de TV PSI Factor, que ele produziu.
Conversamos com Chacon por telefone esta semana - e perguntamos a ele quais os filmes mais realistas já criados quando o assunto é o inexplicável. "Há três filmes que eu gosto muito, tanto pelo realismo como trataram os temas propostos como pela qualidade, pois são ótimo cinema e clássicos bem fundamentados no que tange a ocorrência de fenômenos inexplicáveis", explicou, lembrando, porém, que Hollywood frequentemente exagera os casos, a fim de torná-los mais emocionantes nas telas.
  • O Exorcista - "Eu já presenciei centenas de exorcismos, de dezenas de sistemas de crenças distintos ao redor do globo, e este filme segue exatamente os procedimentos e ocorrências de um exorcismo de verdade. Primeiro descartam-se as explicações racionais, depois estabelece-se um critério para o procedimento e realiza-se o exorcismo em si. E os casos mais extremos são exatamente daquela maneira, com toda a violência moral e física mostrada ali. Pessoas morrem em exorcismos. A execução de O Exorcista é extremamente realista dentro da estrutura desses procedimentos. É um clássico".
  • O exorcista

  • Poltergeist - O Fenômeno - "Poltergeist é um grande filme pela abordagem investigativa. O time de cientistas da universidade chega para investigar e entender o que é aquele fenômeno. Os procedimentos deles são muito semelhantes ao que acontece na realidade. Sou um fã de Poltergeist por esse aspecto".
  • Poltergeist - O Fenômeno

  • Contatos Imediatos do Terceiro Grau - "Já investiguei centenas de contatos imediatos com alienígenas e OVNIs e Contatos Imediatos do Terceiro Grau é um exemplo brilhante de como as pessoas lidam com essas situações, com as mudanças em suas vidas, e como elas são afetadas por esses encontros".
  • Contatos Imediatos do Terceiro Grau
  • Atividade Paranormal - "A série é baseada diretamente no tipo de caso mais comum que eu recebo, quase que diariamente. O que você vê no filme é o que encontramos nas vidas de famílias diversas que nos procuram em busca de ajuda. É muito parecido em todos os níveis. Mas, obviamente, é uma colagem de fenômenos diversos. O que temos no cinema é uma reunião de acontecimentos, todos jogados juntos na tela a fim de criar uma história, de maximizar o entretenimento, para ampliar a emoção. De qualquer maneira, é um retrato realista do que pessoais normais estão passando no mundo inteiro nesse exato momento".
  • Atividade Paranormal 4
Nossa entrevista completa com Christopher Chacon - em que ele conta alguns de seus casos mais bizarros - será publicada na semana do lançamento de Atividade Paranormal 4, que chega ao Brasil em 19 de outubro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário